◃✴ Desinformação, Deepfake e Fakenews ✴▹

 Olá a todos! 

Neste post vou responder a algumas perguntas em relação a problemas e crimes ligados à utilização da internet! Espero que gostem!


𝕯𝖊𝖘𝖎𝖓𝖋𝖔𝖗𝖒𝖆𝖈̧𝖆̃𝖔, 𝕯𝖊𝖊𝖕𝖋𝖆𝖐𝖊 𝖊 𝕱𝖆𝖐𝖊𝖓𝖊𝖜𝖘

▷▸ O que é a desinformação?



A desinformação é o termo utilizado para expressar a utilização de técnicas de comunicação e informação com o objetivo de induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade. Isto inclui, atos propositados de distorção ou corte de informação, muitas vezes com o propósito de manipular a opinião pública, de maneira a proteger interesses privados.

▷▸ O que é deepfake?

Deepfake é uma tecnologia que usa inteligêencia arteficial (IA) para a criação de vídeos, áudios ou imagens falsas de pessoas. Com esta tecnologia, é possível a manipulação de imagens reais com o objetivo de se criarem vídeos que pretender difamar ou insultar a pessoa caracterizada, ou até mesmo criar fake news. Esta tecnologia é bastante perigosa pois pode pôr em risco a carreira de pessoas, além de que pode ser bastante díficil saber quem cria estes vídeos. Deepfake foi muito popularizada em 2017, uma vez que se começou a criar vídeos de carácter sexual de celebridades, como forma de difamação, mas desde então, os autores destes vídeos têm sido severalmente punidos pela lei.

▷▸ O que são as fake news? Como acontecem? Como chegam a tanta gente? Porque são uma ameaça às democracias?


As fake news consistem em notícias com informação falsa, divulgadas essencialmente nas redes sociais, que têm como objetivo atrair a atenção do leitor, aumentando o número de "clicks" num site e assim, faturar com estas notícias falsas ou também para degenerir e afetar a imagem social de certas celebridades ou políticos, para ganhar vantagem económicas, política ou social. 

As manchetes exageradas, ao atraírem os olhares do leitores levam a uma rápida dispersão desta informação falsa através das redes sociais. Primeiramente, criam-se perfis falsos nas redes sociais, como o facebook, instagram ou twitter, e após algum período de adaptação, começam-se a divulgar notícias com informação errada, que é sucessivamente mais vista por pessoas e então rapidamente espalhada. Muitas pessoas podem de facto acreditar no que lêem, devido à popularidade do assunto.


As fake news podem ter consequências graves. Falsas notícias podem gerar o fim de uma empresa, de uma marca, prejudicar a saúde ou danificar a imagem de um político.
Muito recentemente pudemos observar o impacto de variadas fake news no caso do covid-19.  Por exemplo o "tweet" do ministro da Saúde francês que se tornou viral. A informação de que tomar ibuprofeno para tratar os sintomas da Covid-19 pode agravar os efeitos da doença, sendo um dos motivos para a elevada taxa de mortalidade em Itália, terá chegado a milhões em poucos minutos. No entanto, existiu apenas um comentário numa revista que considerava a hipótese por nunca ter sido testada essa possibilidade. Pouco depois o Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e dos Produtos de Saúde) afirmou não haver ainda evidência, acrescentando que a Autoridade Europeia do Medicamento deve divulgar uma conclusão em maio.
Alguns estudos apontam que 65% da população informa-se primeiro nas redes sociais, o que só por si é um risco, já que não há garantia que na sua criação sejam utilizados mecanismos como o contraste de informação.
As fake news são uma ameaça a que haja um debate civilizado, um debate assente na verdade dos factos.  São uma espécie de subversão da verdade e põem em causa os fundamentos de uma sociedade.

≿————- ❈ ————-≾

Em suma a informação a que estamos expostos diariamente nos meios de comunicação nem sempre está correta. É necessário estar atentos a estas tentativas de manipulação e formemos as nossas opiniões a partir de fontes fidedignas. No próximo link está um vídeo que explica resumidamente o efeitos das fake news e como preveni-las. 


≿————- ❈ ————-≾

Espero que tenham gostado e até à próxima!


Imagens:

Webgrafia:





















Comentários

Mensagens populares